quinta-feira, 23 de março de 2017

Prática Pedagógica IV



O que é prática Pedagógica ?

      Componente curricular ministrada pela professora Mestra em Educação , Larissa Monique,praticapedagogicaiv.blogspot.com ,disciplina que desenvolve um trabalho  com preocupação em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive, prepará-lo para a tomada de atitudes e para o exercício consciente de seus direitos e deveres, más principalmente instrumentalizá-lo para o aprendizado escolar e sua vida, levando-o a perceber á importância desse aprendizado para sua vida cotidiana.
 Assim, tem-se que ter bem claro o papel do professor em elaborar aulas com planejamento e criatividade, utilizando-se de recursos variados e contextualizando o conteúdo escolar com o cotidiano vivido pelo aluno. Também é papel do professor instrumentalizar o aluno para que ele possa transformar a si, à sua realidade e as pessoas de seu entorno com o seu conhecimento. Ele não deveria sair da escola sem saber para que ele estudou. É o que os pais, mercado de trabalho e a sociedade em geral esperam do papel da escola e trabalho pedagógico desenvolvido nela e dos professores. 
Com a prática pedagógica o alunos deixa de ser uma mera maquina de recebimento de informações , e se torna um recebedor assíduo com o movimento de troca de informações.

4 comentários:

  1. Diego, analisando sua fala:

    "Assim, tem-se que ter bem claro o papel do professor em elaborar aulas com planejamento e criatividade, utilizando-se de recursos variados e contextualizando o conteúdo escolar com o cotidiano vivido pelo aluno. Também é papel do professor instrumentalizar o aluno para que ele possa transformar a si, à sua realidade e as pessoas de seu entorno com o seu conhecimento. Ele não deveria sair da escola sem saber para que ele estudou.."


    Como você trabalharia um conteúdo de Língua Portuguesa numa turma de 1º ano, considerando estas ideias que você apresentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuraria abarga o conteúdo programado, de maneira bem conotativa para que os alunos tenham consciência de seus próprios direitos e deveres , também com intuito de instrumentaliza-los que, seu aprendizado venha ser de maneira prolongada e construtiva . Ressaltaria também a pratica no ensino de Língua portuguesa , numa turma que de primeira vista será de "difícil lhe dar" ,com atitudes visando conquistar meu aluno, com o apoio das tics, do planejamento e criatividade a meu favor;para que ele possa transformar a si, à sua realidade e as pessoas de seu entorno com o seu conhecimento.

      Excluir
  2. Interessante seus argumentos. Certamente, a interatividade auxiliaria neste processo. Concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, sim! Pois as relações entre professor/aluno não são estáticas, mas dinâmicas, pois se trata da atividade de ensino como um processo coordenado de ações docentes. Freire (1987) em seu livro Pedagogia do Oprimido deixa-nos entender que a relação professor e aluno ou vice-versa têm a finalidade de que a relação professor-aluno nesse processo de ensino-aprendizagem gira em torno da concepção da educação, tendo uma perspectiva de que quando todos se unirem na essência da educação como prática de liberdade, ambos abrirão novos horizontes culturais de acordo com a realidade e imaginação de todos os indivíduos, seguido das diferentes culturas de cada um.

      Excluir