Na primeira unidade da disciplina prática pedagógica IV, tivemos conteúdos trabalhados como que nos trouxe diversos aspectos : o uso das novas tecnologias na sala de aula, o desafio com o novo cenário educacional, mediação aluno professor, interatividade, ludicidade e formação do educador. Tendo como mediadora a professora Larissa Monique.
O uso das novas metodologias, fazem parte deste novo cenário. Podemos perceber a integração das novas tecnologias, mas é preciso saber utilizar de forma adequada, é necessário que haja uma contextualização entre as TIC's e os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma que se tem algum significado.
Não adianta as novas tecnologias na sala de aula se os professores continuarem com a mesma metodologia, pois mesmo com a chegada das TIC's a professora continuou com o tradicionalismo. Infelizmente acontece isso em algumas escolas hoje como por exemplo, muitas tem sala de informática, computadores, mas os discentes não utilizam ,nesse outro vídeo aborda muito bem isso (https://www.youtube.com/watch?v=j_sY0StHZSA) , onde nos questiona :Tecnologias na Educação: estamos preparados?
A sala de aula precisa ser um ambiente de interatividade, ou seja, a troca de conhecimentos, dos saberes, o professor precisa ter uma postura de mediação para esse conhecimento estudamos o livro de Paulo Freire "professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar", o autor enfatiza a tarefa do ensinante que requer comprometimento e gosto pela profissão, ele não quis nesse título desvalorizar a figura de tia, mas sim valorizar a profissão de professor .
O professor precisa ter cuidado com as atividades exercidas tais como, as brincadeiras, dinâmicas e jogos, pois se elas causarem desconfortos é porque não houve ludicidade, então nem toda brincadeira é lúdica.
O professor também precisa de cuidados com o cognitivo, o conhecimento dos conteúdos específicos, relações interpessoais que se dá nos espaços emocionais, ou seja, a forma como estabelecer esses conteúdos. O educador dar conta de levar ludicidade, para dentro da sala de aula, através das mediações, porém não dá para haver essa mediação sem as relações interpessoais e isso só acontece através da afetividade.
Diante de tudo que foi dito aqui é perceptível que todos estes conteúdos tem relação entre si, pois todos tratam da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma metodológica e didática.
Conforme você destacou, "Diante de tudo que foi dito aqui é perceptível que todos estes conteúdos tem relação entre si, pois todos tratam da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação de forma metodológica e didática.". É o nosso desafio!
ResponderExcluirOlá Diego. Muito interessante quando você diz que a sala de aula precisa ser um ambiente de interatividade. Pena que muitos professores ainda não se adequaram a esse método facilitador no processo de ensino aprendizagem. Nós futuros professores, estaremos aptos para aplicar métodos de ensino no qual professor/aluno interajam entre si.
ResponderExcluir